A 10ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, festival que se consolidou com o principal espaço no país a abrigar a temática da preservação audiovisual, acaba de anunciar sua programação, na qual consta a íntegra dos filmes constantes do projeto Resgate da Obra Cinematográfica de Gerson Tavares.
Conforme release divulgado pelo festival:
Na programação que apresenta projeto de restauro, a obra de Gerson Tavares ganha destaque nas telas e debates. Um dos nomes menos lembrados da produção brasileira, Gerson teve seus filmes restaurados num longo e dedicado processo capitaneado pelo professor e pesquisador Rafael de Luna Freire, através do projeto Resgate da Obra Cinematográfica de Gerson Tavares, financiado pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.
O projeto consistiu na restauração do segundo longa-metragem do diretor, Antes, o verão (1968), com a feitura de uma nova matriz de preservação (contratipo 35mm) e uma nova cópia de difusão em 35mm e em digital (Full HD). Além disso, o projeto vai lançar Antes, o verão em DVD, incluindo no disco duplo o primeiro longa-metragem de Gerson Tavares, Amor e Desamor (1966) e sete curtas-metragens realizados por ele entre as décadas de 1950 e 1970: A Petrobrás prepara seu pessoal técnico (1958); O Grande Rio (1959); Brasília, capital do século (1960); Arte no Brasil hoje (1960); Gafieira (1972); Ensino artístico (1973); e Saveiros (1975), todos telecinados em Full HD e também disponíveis para projeção digital em DCP. No dia 21 de junho, uma mesa vai discutir a obra de Gerson e o caso de restauro de sua filmografia.