Neste sábado, dia 27 de fevereiro, ex-moradores da comunidade de Bento Rodrigues, destruída pelo rompimento da Barragem do Fundão, visitaram o local onde deverá ser construído o Novo Bento. Conhecido como “Lavoura”, o terreno, de propriedade da ArcelorMittal, fica a cerca de 12 km do centro de Mariana.
Após a visita ao local do Novo Bento, os atingidos seguiram para uma visita a Bento Rodrigues, onde visitaram os escombros de suas casas. Moradores da parte mais alta da comunidade, não atingida pela lama, aproveitaram para coletar frutas e verduras em seus quintais.
Este dia marca o início das filmagens do documentário Barragem, uma produção da Imagem-Tempo, com direção de Eduardo Ades.
Synopsis
No dia 5 novembro de 2015, teve início o maior desastre ambiental da história brasileira. No município de Mariana, a Barragem do Fundão, da companhia mineradora Samarco, rompeu-se: 62 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de mineração desceram pelos vales, matando 19 pessoas, destruindo comunidades e mais de 600 km de ecossistemas do vale do rio Doce. Barragem (título provisório) apresentará, em cinema direto e multiplot, a vida de personagens envolvidos nesta história, tendo como foco principal a comunidade de Bento Rodrigues, a primeira no rastro de destruição.
Novo Bento
Foto ao topo: Dalua, membro da Comissão de Bento Rodrigues, conversa com os atingidos e a imprensa.
Bento Rodrigues
(Fotos: Eduardo Ades)