2020 — Documentário — HD/35mm — Longa-metragem
Sinopse
Diante do avanço das plantações de eucalipto, um agricultor e uma comunidade indígena se posicionam como resistência e revelam o impacto da monocultura no meio ambiente, em contraste aos modos de vida tradicionais. O inimigo também pode ser verde.
Sobre os diretores
Ingrid Fadnes, norueguesa, formou-se em Estudos Latino-americanos na UNAM (México) e na UIO (Noruega). Trabalha há oito anos na LAG-Noruega, organização de comunicação e formação política, coordenando o intercâmbio de jovens entre a Noruega e países da América Latina. Atua também como jornalista, fazendo reportagens para mídias norueguesa e internacionais, como a Al Jazeera.
Fábio Nascimento é brasileiro, jornalista, participou do documentário Conquista (58’, 2006). Graduado em Cinema pela Université Paris III e Mestre em documentário pela Université Paris VIII. Na França, dirigiu os documentários Iya Shango (52’, 2010) e “Silêncio 63” (24’, 2011). De volta ao Brasil, realizou Mumbuca (14’, 2013) e o premiado Nossa pintura (24’, 2014). Há cinco anos trabalha como fotógrafo e documentarista para National Geographic, Greenpeace, Médicos sem Fronteiras e outras organizações, realizando reportagens e documentários ambientais, políticos e sociais.
Direção e roteiro
Fábio Nascimento
Ingrid Fadnes
Produção
Eduardo Ades
João Felipe Freitas
Fábio Nascimento
Ingrid Fadnes
Produção executiva
Eduardo Ades
João Felipe Freitas
Daniela Santos
Empresa Produtora
Boituí
Coprodução
Flume
Apoio
LAG Noruega
Fundo para Imagem e Som da Noruega
CinebrasilTV
Investimento
Fundo Setorial do Audiovisual / FSA / Ancine / BRDE